Projeto




Introdução ao projeto


A água é essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra, é uma substância química composta de hidrogénio e oxigénio.


É frequente associar a água apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado gasoso, designado vapor de água.







A água cobre 71% da superfície da Terra. Na Terra, ela é encontrada principalmente nos oceanos. 1,6% encontra-se em aquíferos e 0,001% na atmosfera como vapor, nuvens (formadas de partículas de água sólida e líquida suspensas no ar) e precipitação. Os oceanos detêm 97% da água superficial, glaciares e calotes polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detêm 0,6% da água do planeta. Uma pequena quantidade da água da Terra está contida dentro de organismos biológicos e de produtos manufaturados.






A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para em seguida ser eliminada pela urina e por evaporação nos poros, mantendo a temperatura corporal e eliminando resíduos solúveis, como sais e impurezas. As lágrimas são outro exemplo de eliminação de água. Na indústria ela desempenha o mesmo papel de diluidora, transportadora e resfriadora nos vários processos de manufatura e transformações de matéria prima em bens comerciais.



Cerca de 70% da água doce do mundo é consumida pela agricultura.



O acesso à água potável tem melhorado continuamente e substancialmente nas últimas décadas em quase toda parte do mundo. Existe uma correlação clara entre o acesso à água potável e o PIB per capita de uma região.



A poluição da água prejudica o seu uso, podendo atingir o homem de forma direta, pois ela é usada por este para ser bebida, higiene pessoal, lavagem de roupas e utensílios e, principalmente, para sua alimentação e dos animais domésticos. Além disso, abastece as nossas cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na irrigação agrícola.



A água deve ter um aspecto limpo, puro e estar isenta de micro-organismos patogénicos, o que é conseguido através do seu tratamento, desde da recolha nos rios até à chegada nas residências urbanas ou rurais. A água é considerada de boa qualidade quando apresenta menos de mil coliformes fecais e menos de dez micro-organismos patogénicos por litro (como aqueles causadores de verminoses, cólera, esquistossomose, febre tifoide, hepatite, leptospirose, poliomielite). Portanto, para a água se manter nessas condições, deve evitar-se a sua contaminação colocar resíduos, sejam eles agrícolas (de natureza química ou orgânica), esgotos, resíduos industriais ou sedimentos provenientes da erosão.



Localização

Portugal localiza-se no extremo sudoeste da europa, fixado entre a Espanha a norte e a este, e o oceano atlântico, a oeste e a sul. O mar mediterrâneo, apesar de não banhar Portugal, exerce a sua influência principalmente através do clima, a que atribui características únicas. O clima de Portugal é mediterrâneo, distinguindo-se pela existência de verões quentes e secos, pela suavidade dos invernos e evidência 4 estações do ano, típico dos climas temperados.



O Alentejo, é uma região com 26.159km², a sul de Portugal, limitada a norte pelo Rio Tejo, a leste por Espanha, a sul pelo Algarve, e a oeste pelo Oceano Atlântico.



No Baixo-Alentejo o clima caracteriza-se por Verões e Invernos muito secos, sendo o Verão muito quente, pois as temperaturas atingem nos dias mais quentes mais de 40ºC. A precipitação ao longo do ano é mal distribuída, verificando-se em excesso no Outono e por vezes no Inverno, já no Verão podemos dizer que é inexistente.



Mas é este clima que proporciona não só a existência de espécies características, bem como o desenvolvimento de diferentes atividades económicas. O rio Guadiana, dos mais importantes recursos da nossa zona, é um importante elemento de amenização do clima e de manutenção da flora silvestre.


O projeto será desenvolvido com base em um barranco e um poço localizados na região de Vila Nova de S. Bento.


Vila Nova de São Bento é uma freguesia que se localiza no Baixo Alentejo, distrito de Beja, concelho de Serpa, com 241,69 km² de área e 3 072 habitantes (2011), sendo a sua densidade de 12,7 hab/km².






(Localização de Vila Nova de S. Bento)





Objectivos

Módulo 1 – Recursos Hídricos

a)         Analisar, a nível regional a distribuição dos recursos hídricos.
b)         Inventariar os recursos hídricos locais e sua disponibilidade.



Módulo 2 – Noções Básicas de Hidrologia
a)       Compreender o processo de escoamento de águas com base no barranco em estudo.
b)        Reconhecer a importância da erosão hídrica com base em cursos de água na região de Serpa.
c)        Reconhecer a importância do ciclo hidrológico com base nas alterações verificadas na vegetação local.

Módulo 3 – Gestão de Recursos Hídricos
a)        Explicitar as diferenças entre recursos hídricos superficiais e subterrâneos.
b)        Distinguir diferentes tipos de captação.
c)        Enumerar medidas de proteção e preservação dos recursos hídricos a partir de saídas de campo realizadas no concelho de Serpa.
d)        Distinguir tipos de aquíferos.

Módulo 4 – Qualidade da Água
a)        Caracterizar a qualidade da água do poço em estudo para consumo humano.
b)        Caracterizar a qualidade da água do poço em estudo para uso agrícola.
c)        Determinar a qualidade da água do poço em estudo de acordo com as suas características químicas, físicas e biológicas.
Módulo 5 – Processos de Tratamento de Águas
a)        Caracterizar cada um dos processos de tratamento de águas do poço em estudo.
b)        Identificar os diferentes processos de tratamento de águas do poço em estudo.
c)        Caracterizar os processos de tratamento de águas residuais de acordo com os resultados pretendidos.



Atividades a desenvolver e Calendarização 

Módulo
Objectivos
Atividades
Calendarização
1
Analisar, a nível regional a distribuição dos recursos hídricos.
Recolha quinzenal de informação sobre os recursos em estudo; pesquisa teórica sobre os recursos hídricos da região
30 de Janeiro
Inventariar os recursos hídricos locais e sua disponibilidade.
2
Compreender o processo de escoamento de águas.
Calcular a velocidade da água
6 de Fevereiro
Reconhecer a importância da erosão hídrica.
Fotografar e recolher informação para elaboração de um PowerPoint
Fevereiro/Maio
Reconhecer a importância do ciclo hidrológico.
Fotografar e recolher informação para elaboração de um PowerPoint
Fevereiro/Maio
3
Explicitar as diferenças entre recursos hídricos superficiais e subterrâneos.
Recolha de informação sobre recursos hídricos e águas subterrâneas
Fevereiro/Maio
Distinguir diferentes tipos de captação.
Pesquisa sobre o assunto e questionário à população
Maio
Enumerar medidas de proteção e preservação dos recursos hídricos.
Saídas de campo
22 de Fevereiro
Distinguir tipos de aquíferos.
Pesquisa sobre o assunto e elaboração de um PowerPoint
Março/Maio
4
Determinar a qualidade da água do poço em estudo de acordo com as suas caraterísticas químicas, físicas e biológicas;
Experiências no laboratório
Março/Maio
Caraterizar a qualidade da água do poço em estudo para uso agrícola.
Caraterizar e analisar a amostra da água do poço em estudo para saber se é própria para uso agrícola
Março/Maio
Caraterizar a qualidade da água para consumo humano.
Caraterizar e analisar a amostra da água do poço em estudo para saber se é própria para consumo humano
Março/Maio
5
Caraterizar cada um dos processos de tratamento de águas.
Participação em minicursos do IPBeja
20 de Fevereiro
Identificar os diferentes processos de tratamento de águas.
Entrevista a um responsável pela ETA do enxoé
Março/Maio
Caraterizar os processos de tratamento de águas residuais de acordo com os resultados pretendidos.
Participação em minicursos do IPBeja
27 de Fevereiro













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Recursos:
- Computador
- Camaras fotográficas
- Internet
- Programas informáticos
Recolha de dados:
- Entrevistas
- Fotografias
- Mini-cursos
- Saídas de campo
- Pesquisas na internet
Tratamento de dados:
- Relatórios
- PowerPoint
- Gráficos
- Fotografias
- Tabelas
Produto final:
- Blogue
- Apresentação pública
- Relatório
 






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